A REFORMA SUFRAGISTA:

origem da igualdade de direitos entre mulheres e homens no Brasil

Este livro é a tese de doutorado de Cynthia Semíramis e resgata a importância das sufragistas para a conquista dos direitos da mulher no Brasil.

e-book à venda na Amazon. com.br

Disponível também no Kindle Unlimited

SINOPSE DO LIVRO

A igualdade jurídica entre mulheres e homens estabelecida na Constituição de 1988 não foi conquistada do dia para a noite. Ela é fruto de uma longa caminhada histórica, marcada por grandes discussões e avanços lentos ao longo do tempo.

Este livro procura apontar qual foi o primeiro passo decisivo desta jornada. O ponto de ruptura que abriu espaço para que os demais direitos fossem paulatinamente conquistados.

A tese de Cynthia Semíramis, com a qual obteve o título de Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, é que esse ponto de inflexão foi resultado do movimento sufragista do início do século XX.

A conquista do voto feminino em 1932 é interpretada pelas feministas brasileiras como a única vitória do movimento sufragista. Mesmo assim, é desprezada como tendo pouco impacto na vida das mulheres. Esta é uma interpretação equivocada que precisa ser corrigida.

O movimento sufragista foi muito além da mobilização por direito ao voto, incentivando educação, profissionalização feminina, independência financeira e inserção no mercado de trabalho. E, principalmente, propôs reformas legislativas que se tornaram diretrizes para todas as reivindicações e conquistas das mulheres ao longo do século XX, seja através do direito internacional, seja alterando a legislação brasileira.

A obra evidencia ainda a importância das advogadas na reforma sufragista. Foram elas que fizeram um processo organizado de revisão e modificação de toda a legislação, procurando mecanismos para abolir a subordinação feminina e igualar os direitos das mulheres aos dos homens.

Cynthia Semíramis redime a memória das sufragistas e preserva a herança intelectual destas mulheres que mudaram de forma decisiva a história de nosso país. Esta é uma tese simplesmente indispensável para entender o feminismo de ontem e de hoje, sem sectarismo político ou ideológico, e para compreender os meandros da luta por direitos.

Cynthia Semíramis

Cynthia Semíramis

a autora

esquisa direitos da mulher desde 2004.

O livro “A Reforma Sufragista” é o resultado das suas pesquisas, que foram exaustivamente analisadas durante o curso de doutorado.

Doutora em Direito pela UFMG com período-sanduíche na Alma Mater Studiorum Università di Bologna (Itália).

Bacharela (UFMG) e mestra (PUC-MG) em Direito. Advogada e diretora da Busílis Educacional.

LIVRO

Leia o livro no Kindle Unlimited ou compre em formato e-book no site da Amazon

AUTORA

Saiba mais sobre Cynthia Semíramis, a autora de “A Reforma Sufragista”

ANEXOS

Por limitação técnica, os anexos da tese não foram incluídos no e-book. Você pode acessá-los e compreender seu contexto no link abaixo